Notícias

Conhecendo a Câmara – programa de visitação estudantil começa nessa semana

13 de Abril de 2011

         A Câmara Municipal de Passos estréia nessa semana o “Programa Conhecendo a Câmara”, projeto educativo de visitação estudantil  que a cada 15 dias vai trazer uma turma de 50 alunos da rede municipal, estadual e particular  para conhecer a Casa e para que eles possam aprender, entre outros, sobre como funciona o processo legislativo. A aula inaugural acontece na sexta-feira, dia 15 de abril, às 14h, com crianças da Escola Municipal Professor Silas Roberto Figueiredo.

         A presidente da Câmara, vereadora Cenira de Fátima Gomes Macedo/PR (Tia Cenira), idealizadora do projeto e que o priorizou desde a data em que assumiu a presidência, afirma que é a primeira vez que a Casa sistematiza um instrumento de caráter educativo voltado para os estudantes. O objetivo maior é a cidadania, onde o aluno vai conhecer o Poder, aprender sobre a atuação e função dos vereadores, aprender sobre os poderes municipais e como funciona a elaboração das leis, além de incentivar a participação democrática e cidadã dos estudantes da rede municipal, estadual e particular,  na política e vida pública de Passos.

         O programa tem uma apostila bem elaborada pelo corpo técnico da Câmara – fartamente ilustrada -, um CD com todo o material para impressão colorida e durante as visitas as crianças vão assistir às apresentações em data-show. Em cada visita, a escola vai receber uma cópia do CD e a apostila para multiplicação entre todos os alunos. “Conhecendo a Câmara” tem a parceria da Prefeitura Municipal de Passos, (que está cedendo o ônibus para transporte dos alunos da escola até a Câmara Municipal de Passos) e foi instituído pela portaria número 003, de 28 de março de 2011, assinada pela mesa diretora da Câmara.

         Questões como o que faz o Poder Executivo; quem é o vereador; o que fazem os vereadores; para que servem as leis municipais; como elas são elaboradas; como se dá a tramitação delas na Câmara; como passam a ter validade; as principais funções do Legislativo; a importância da Câmara de Vereadores – tudo isso faz parte do programa, que a cada visita projeta duração de uma hora e meia.

         Os alunos serão recepcionados às 14h pela presidente Tia Cenira  e demais  vereadores presentes, além dos  funcionários responsáveis pelo projeto. Em seguida  terão a apresentação do programa e  conhecerão os slides temáticos e podendo  fazer questionamentos aos vereadores presentes. O encerramento se dará às 15h30 com lanche aos visitantes.

         “É um começo, uma sementinha que a Câmara lança rumo a um futuro mais democrático, solidário, promissor. Educar é um contínuo exercício de amor. Já educar para a cidadania requer trabalho redobrado”, afirma a vereadora Tia Cenira.



© 2019 Câmara Municipal de Passos
Todos os direitos resevados.